Playback speed
×
Share post
Share post at current time
0:00
/
0:00
Preview
2

🏀 Análise vídeo | O primeiro mês de Xavier Tillman em Boston

Apontado como concorrente directo do português Neemias Queta, o antigo jogador dos Memphis Grizzlies tem conquistado espaço na rotação de Joe Mazzulla e pode ser uma opção nos playoffs.
2

Trocado dos Memphis Grizzlies para os Boston Celtics por altura do trade deadline, Xavier Tillman chegou lesionado à equipa do português Neemias Queta e só se estreou pelos “verdes” a 22 de fevereiro.

Até ao dia de hoje, sensivelmente um mês depois, participou em oito jogos do conjunto orientado por Joe Mazzulla e, apesar de a amostra ser ainda escassa, há uma clara melhoria nas eficácias, como consequência de partilhar o campo com colegas bem mais talentosos do que tinha em Memphis e, por isso, beneficiar de menos atenções dos adversários.

Como referimos no Queta Report que publicámos após a chegada de Tillman a Boston, o atleta formado em Michigan State é um especialista defensivo ideal para um esquema de trocas e um conector no ataque, com boa tomada de decisão quando é procurado após bloqueios, em especial no short roll.

Tillman jogou mais de 15 minutos em cinco dos oito jogos pelos Celtics, numa tentativa clara de Mazzulla dar rotinas com os novos colegas, com vista a uma eventual necessidade de utilização nos playoffs. Nestas oito partidas, e de acordo com as 206 posses de bola registadas no site Cleaning the Glass, Xavier Tillman jogou 60% do tempo como extremo/poste ao lado de outro big e 40% como poste:

  • 83 posses de bola como poste único

  • 59 posses de bola com Al Horford

  • 41 posses de bola com Luke Kornet

  • 17 posses de bola com Kristaps Porziņģis

  • 6 posses de bola com Neemias Queta

Analisámos as 206 posses de bola de Tillman com o equipamento dos Celtics, com o objectivo de perceber em que medida o poste de 2,03 metros pode ajudar a equipa de Boston, em comparação directa com as qualidades e vulnerabilidades do gigante do Vale da Amoreira, que temos endereçado ao longo da época, quer na rubrica Queta Report, quer nos artigos de Análise Vídeo.

Tal como acontece com o poste luso, Xavier Tillman pode ser explorado defensivamente em isolamentos e, nas oportunidades que tem tido em Boston, acabou sempre com um alvo na testa.

No entanto, o primeiro mês como jogador dos Celtics também revelou algumas das áreas em que o poste pode ser útil.

The full video is for paid subscribers

Borracha Laranja
Análise Vídeo 📼
Espaço de análise táctica e 'breakdown' de 'set-plays' e tendências de jogadores ou equipas, com recurso a vídeo.
Authors
Ricardo Brito Reis