Playback speed
×
Share post
Share post at current time
0:00
/
0:00

🏀 Análise vídeo | Neemias Queta vs. Orlando Magic (x2)

Dois jogos frente Ă  equipa da FlĂłrida mostraram, mais uma vez, os intangĂ­veis que o internacional portuguĂȘs oferece aos Boston Celtics.

Em dois jogos frente aos Orlando Magic, Neemias Queta aproveitou as ausĂȘncias na rotação interior para ganhar a confiança da equipa tĂ©cnica liderada por Joe Mazzulla. As linhas estatĂ­sticas nas partidas de sexta-feira (4 pts, 3 reb, 1 ast, 1 stl, 3 blk, +13) e domingo (2 pts, 3 reb, +8) nĂŁo fazem justiça ao trabalho do poste portuguĂȘs, mas os mais atentos viram para alĂ©m dos nĂșmeros, como se conclui por este post de Nekias Duncan, este artigo de Adam Taylor ou este meme:

Fomos analisar em detalhe os dois jogos de Neemias Queta frente aos Orlando Magic e mostramos tudo o que a estatística não revela acerca do trabalho em campo da “Grande Muralha do Vale da Amoreira”.


Bloqueios

Neemias Ă©, sem dĂșvida, o melhor bloqueador dos Celtics. Nestes dois jogos, fez inĂșmeras screen assists, ou seja, bloqueios ao portador da bola que resultam em pontos para a equipa de Boston. De acordo com a NBA, Neemias lidera algumas hustle stats entre os jogadores dos Celtics, como screen assists e pontos a partir de screen assists.

É tambĂ©m por isto que Neemias Ă© tantas vezes comparado a Robert Williams e, nos jogos frente a conjunto de Orlando, essas screen assists deram muitos pontos.

Mas nĂŁo foram apenas bloqueios aos defensores dos ballhandlers. Nas duas situaçÔes do prĂłximo vĂ­deo, antecipa a rotação defensiva dos Magic e bloqueia o Ășltimo defensor da rotação, que tem a responsabilidade de fazer o closeout a All Horford, no canto. Os dois “tiros” do extremo/poste dominicano sĂł sĂŁo feitos sem qualquer oposição por acção directa do portuguĂȘs.


Dunker spot

Os Celtics usam muitas vezes o base Payton Pritchard como bloqueador do defensor de Jayson Tatum ou Jaylen Brown, para tentarem provocar uma troca defensiva e iniciar um 1x1 num mismatch ou abrir uma linha de penetração para o cesto.

Nessas situaçÔes, Neemias coloca-se no chamado dunker spot, atrås da tabela, e a sua presença perto do cesto obriga o seu defensor a tomar decisÔes difíceis aquando das penetraçÔes de Tatum ou Brown. Mesmo que a bola não chegue ao poste, a ameaça de um passe para um afundanço fåcil condiciona a defesa. E gera pontos para os Celtics.


Protecção de cesto

Quando defendidos por Neemias, nesta segunda partida, os jogadores dos Magic marcaram apenas dois dos 10 lançamentos tentados (20%). Em pouco mais de 16 minutos dentro de campo, o poste luso contestou sete lançamentos e, mesmo cometendo algumas faltas pelo meio, provocou turnovers à equipa de Orlando.

O nosso clip favorito do prĂłximo vĂ­deo Ă© mesmo a Ășltima jogada, em que Neemias obriga Anthony Black a alterar a dinĂąmica de lançamento e a falhar. É o nosso favorito porque se tratava da Ășltima posse de bola do jogo e os Celtics ganhavam por 17 pontos. O portuguĂȘs nĂŁo dĂĄ nada de borla, mesmo com o jogo decidido.


“Manha”

Com o acumular de minutos, Neemias vai ganhando alguma “manha”. Neste vĂ­deo, ganha dois duelos directos com o experiente (e campeĂŁo do mundo) Moe Wagner: no primeiro posiciona-se bem e ganha uma falta; no segundo agarra os calçÔes do alemĂŁo para o impedir de contestar a penetração de Jaylen Brown.

0 Comments
Borracha Laranja
AnĂĄlise VĂ­deo đŸ“Œ
Espaço de anĂĄlise tĂĄctica e 'breakdown' de 'set-plays' e tendĂȘncias de jogadores ou equipas, com recurso a vĂ­deo.
Authors
Ricardo Brito Reis