Playback speed
×
Share post
Share post at current time
0:00
/
0:00

🏀 Análise vídeo | Neemias Queta vs. Orlando Magic (x2)

Dois jogos frente à equipa da Flórida mostraram, mais uma vez, os intangíveis que o internacional português oferece aos Boston Celtics.

Em dois jogos frente aos Orlando Magic, Neemias Queta aproveitou as ausências na rotação interior para ganhar a confiança da equipa técnica liderada por Joe Mazzulla. As linhas estatísticas nas partidas de sexta-feira (4 pts, 3 reb, 1 ast, 1 stl, 3 blk, +13) e domingo (2 pts, 3 reb, +8) não fazem justiça ao trabalho do poste português, mas os mais atentos viram para além dos números, como se conclui por este post de Nekias Duncan, este artigo de Adam Taylor ou este meme:

Fomos analisar em detalhe os dois jogos de Neemias Queta frente aos Orlando Magic e mostramos tudo o que a estatística não revela acerca do trabalho em campo da “Grande Muralha do Vale da Amoreira”.


Bloqueios

Neemias é, sem dúvida, o melhor bloqueador dos Celtics. Nestes dois jogos, fez inúmeras screen assists, ou seja, bloqueios ao portador da bola que resultam em pontos para a equipa de Boston. De acordo com a NBA, Neemias lidera algumas hustle stats entre os jogadores dos Celtics, como screen assists e pontos a partir de screen assists.

É também por isto que Neemias é tantas vezes comparado a Robert Williams e, nos jogos frente a conjunto de Orlando, essas screen assists deram muitos pontos.

Mas não foram apenas bloqueios aos defensores dos ballhandlers. Nas duas situações do próximo vídeo, antecipa a rotação defensiva dos Magic e bloqueia o último defensor da rotação, que tem a responsabilidade de fazer o closeout a All Horford, no canto. Os dois “tiros” do extremo/poste dominicano só são feitos sem qualquer oposição por acção directa do português.


Dunker spot

Os Celtics usam muitas vezes o base Payton Pritchard como bloqueador do defensor de Jayson Tatum ou Jaylen Brown, para tentarem provocar uma troca defensiva e iniciar um 1x1 num mismatch ou abrir uma linha de penetração para o cesto.

Nessas situações, Neemias coloca-se no chamado dunker spot, atrás da tabela, e a sua presença perto do cesto obriga o seu defensor a tomar decisões difíceis aquando das penetrações de Tatum ou Brown. Mesmo que a bola não chegue ao poste, a ameaça de um passe para um afundanço fácil condiciona a defesa. E gera pontos para os Celtics.


Protecção de cesto

Quando defendidos por Neemias, nesta segunda partida, os jogadores dos Magic marcaram apenas dois dos 10 lançamentos tentados (20%). Em pouco mais de 16 minutos dentro de campo, o poste luso contestou sete lançamentos e, mesmo cometendo algumas faltas pelo meio, provocou turnovers à equipa de Orlando.

O nosso clip favorito do próximo vídeo é mesmo a última jogada, em que Neemias obriga Anthony Black a alterar a dinâmica de lançamento e a falhar. É o nosso favorito porque se tratava da última posse de bola do jogo e os Celtics ganhavam por 17 pontos. O português não dá nada de borla, mesmo com o jogo decidido.


“Manha”

Com o acumular de minutos, Neemias vai ganhando alguma “manha”. Neste vídeo, ganha dois duelos directos com o experiente (e campeão do mundo) Moe Wagner: no primeiro posiciona-se bem e ganha uma falta; no segundo agarra os calções do alemão para o impedir de contestar a penetração de Jaylen Brown.

Borracha Laranja
Análise Vídeo 📼
Espaço de análise táctica e 'breakdown' de 'set-plays' e tendências de jogadores ou equipas, com recurso a vídeo.
Authors
Ricardo Brito Reis