No seu 18.º jogo da temporada, Neemias Queta foi lançado numa altura em que os Boston Celtics perdiam por 35 pontos de diferença (56-91). Ainda assim, o poste português teve a oportunidade de participar nos últimos 12’14” minutos da derrota frente aos Los Angeles Clippers e voltou a mostrar que este é um adversário cujos postes são matchups em que encaixa bem.
Neemias terminou a partida com 8 pontos (4/4 FG), 5 ressaltos, uma assistência e 2 desarmes de lançamento, registando o melhor box plus/minus da equipa (+15), graças ao impacto que, desta vez, foi bem visível. No ataque, os seus bloqueios são uma ferramenta cada vez mais procurada pelos ballhandlers.
E a presença na tabela ofensiva, assegurando segundas oportunidades, é uma das qualidades que o diferenciam dos restantes postes dos “verdes”.
Uma das áreas em que esteve mais confortável foi no timing de salto para o desarme de lançamento, seja na reacção a situações de 1x1 em que parte em desvantagem como consequência da defesa em drop do bloqueio directo ou no papel de roamer - lembram-se do Robert Williams III? -, como no último dos três abafos do vídeo em baixo (sim, só foram creditados dois).
Na jogada que nos saltou à vista, no entanto, Neemias combina várias acções que ainda não o tínhamos visto fazer desde que chegou a Boston.