Ao primeiro jogo sem o letão Kristaps Porziņģis, que vai falhar pelo menos uma semana com um estiramento no gémeo esquerdo, Neemias Queta foi chamado por Joe Mazzulla para o jogo frente aos Atlanta Hawks e estreou-se a marcar como jogador dos Boston Celtics, e logo no TD Garden.
O internacional português agarrou a oportunidade dada pelo treinador e teve um impacto decisivo no triunfo dos “verdes”, embora algumas das suas vulnerabilidades tenham sido expostas pelos ballhandlers dos Hawks, nomeadamente Trae Young.
No final do encontro, Joe Mazzulla mostrou-se satisfeito com a protecção de cesto e capacidade de ressalto ofensivo de Neemias, enquanto Jayson Tatum destacou a disponibilidade do português para estar preparado para contribuir quando foi chamado. Por sua vez, Neemias falou da importância de ter jogado duas partidas na G League para ganhar ritmo após a lesão e explicou aquilo que pode oferecer ao conjunto de Boston.
Sete pontos (3/8 FG, 1/1 FT), 10 ressaltos (6 ofensivos) e um roubo de bola, em 15’09” minutos de utilização, foi a estatística final de Neemias, mas intangíveis como a energia contagiante nas tabelas levaram a equipa da NBC Sports Boston a atribuir ao poste luso o “Tommy Award”, distinção criada para homenagear o antigo jogador, treinador e comentador Tommy Heinsohn, que serve para reconhecer o atleta com maior impacto para além do que mostra a boxscore.
Analisemos, então, o vídeo da partida desta noite e olhemos para *tudo* o que Neemias fez de bom e menos bom.