Os Denver Nuggets são uma equipa construída à volta do 2x MVP Nikola Jokić, bem acompanhado por Jamal Murray e uma série de role players com papéis que encaixam na perfeição nas características do poste sérvio e nas dinâmicas criadas pelo 2-man game de Jokić com o base canadiano.
É habitual que, quando são obrigados a jogar em 5x5 em meio-campo, a maioria das acções ofensivas dos campeões comecem num bloqueio directo [pick & roll] Murray-Jokić ou numa bola à mão [handoff] Jokić-Murray.
A partir dessa acção inicial, abre-se um leque enorme de soluções para resolver os desafios colocados pela defesa, beneficiando do espaçamento dos “atiradores”, por norma Michael Porter Jr. e Kentavious Caldwell-Pope, e do jogo all around de um canivete suíço como Aaron Gordon.
Vejamos este exemplo:
É comum, sobretudo em momentos em que precisam de pontos, ver os Nuggets a executarem uma jogada que parte invariavelmente das mesmas duas premissas:
2-man game no topo dos três pontos entre Murray e Jokić;
colocação de Gordon no canto ou no dunker spot do lado oposto da acção.
O objectivo é atrasar o defensor de Murray (1) e obrigar o defensor de Jokić (5) a dar um tempo de ajudar para conter uma eventual penetração do base. Depois de criada a vantagem no bloqueio directo, começa o pânico da defesa.