🏀 Análise ao jogo 3 das Finais da NBA (VÍDEO)
Os Denver Nuggets venceram de forma clara em Miami e recuperaram o factor casa nas Finais da NBA. Nikola Jokić e Jamal Murray fizeram triplos-duplos e a defesa da equipa de Michael Malone impressionou
Apoie o projecto Borracha Laranja! Para além das publicações/newsletters gratuitas e do acesso às Notes e ao Chat, temos conteúdos exclusivos para assinantes pagos:
🎧 Rubrica áudio (reports sobre Neemias Queta e reações a notícias da NBA)
📼 Análise vídeo (breakdown de set-plays e jogadores/equipas da liga)
No primeiro jogo realizado na Flórida, os Denver Nuggets mostraram tanta superioridade que todos os analistas e fãs que anteciparam umas Finais curtas voltaram a respirar de alívio com a previsão.
Mas o triunfo dos comandados por Michael Malone no jogo 3 não foi resultado apenas da acção de Nikola Jokić e Jamal Murray, bem pelo contrário. Em Miami, os Nuggets fizeram ajustamentos do lado defensivo que se revelaram decisivos.
E há uma mudança na rotação do treinador de Denver que está, aos poucos, a virar a série a favor dos Nuggets e não estamos a falar dos 83 segundos em que o base Reggie Jackson esteve em campo.
Estes foram as quatro chaves da vitória dos Denver Nuggets no jogo 3:
«Two-man game» Jokić-Murray imparável
Jamal Murray e Nikola Jokić combinaram para a melhor partida destas Finais, terminando ambos com um triplo-duplo. E o two-man game entre as duas estrelas foi um problema sem solução para os Heat: sete das 10 assistências de Murray foram para o poste sérvio e quatro das 10 assistências de Jokić foram para o base canadiano.
Os Nuggets quiseram colocar a bola nas mãos de Jamal Murray, pelo menos mais vezes do que nos dois jogos anteriores, e Nikola Jokić foi responsável por 32 dos 42 bloqueios directos ao base, de acordo com a Second Spectrum.
E a estratégia defensiva de Miami de realizar 2x1 sobre Murray em todos os pick and roll ou dribble hand-offs, permitiu que Jokić jogasse 4x3. Ver Murray e Jokić a destruir até os melhores defensores de Miami, quase de olhos fechados, é uma ode ao basquetebol.
Jokić terminou o jogo com o primeiro triplo-duplo de 30+ pontos, 20+ ressaltos e 10+ assistências da história das Finais, mas jogou 43’35” minutos e há apenas um dia de descanso até ao jogo 4.