🏀 Análise ao jogo 2 das Finais da NBA (VÍDEO)
Os Heat venceram em Denver (111-108) e já só precisam de ganhar os jogos na Flórida para levantarem o troféu Larry O'Brien. A actividade de Bam Adebayo nos dois lados do campo foi decisiva.
Apoie o projecto Borracha Laranja! Para além das publicações/newsletters gratuitas e do acesso às Notes e ao Chat, temos conteúdos exclusivos para assinantes pagos:
🎧 Rubrica áudio (reports sobre Neemias Queta e reações a notícias da NBA)
📼 Análise vídeo (breakdown de set-plays e jogadores/equipas da liga)
❓ Participação em Q&A exclusivos para assinantes
Os Miami Heat venceram o jogo 2 em Denver (111-108) e roubaram o factor casa aos Nuggets. Nikola Jokić somou 41 pontos e apenas 4 assistências, e os Nuggets perderam nas três ocasiões em que o poste sérvio ficou acima dos 40 pontos marcados nestes playoffs.
Na conferência de imprensa após o jogo, Michael Malone e os jogadores dos Nuggets assumiram falta de disciplina na execução dos dois lados do campo, e todos os media discutiram em que é que Denver falhou, quando deviam estar a sublinhar que Kevin Love e Duncan Robinson não foram vulnerabilidades na defesa, a transformação de Gabe Vincent num combo guard muito competente, e a série incrível que Bam Adebayo está a realizar.
Quem continuar a desvalorizar o que os Heat têm feito pode ter uma surpresa nestas Finais, porque Erik Spoelstra vai explorar (mesmo) tudo o que os Nuggets “ofereçam” e mostrar por que razão é apontado quase unanimemente como o melhor treinador da NBA.
Estes são os nossos quatro destaques do jogo 2:
“Die by the (uncontested) 3, live by the (contested) 3”
Como sublinhámos na análise ao jogo 1, os Miami Heat executaram bem no ataque, mas os lançamentos de três pontos, mesmo os não contestados, não caíram. Neste jogo 2, choveu de todo o lado e até os tiros muito contestados entraram no cesto com uma taxa de eficácia elevadíssima.
Os Heat perderam a luta das tabelas (31 ressaltos vs. 39 de Denver), sofreram mais pontos em contra-ataque (18 vs. 5) e na área restrictiva (48 vs. 34), mas terminaram a partida com 17 triplos em 38 tentativas (48.6%) e, por mais simplista que esta leitura possa ser, isso foi determinante.
Curiosamente, os Heat tiveram exactamente o mesmo número de lançamentos triplos sem oposição nas duas primeiras partidas destas Finais: trinta. No jogo 1 marcaram 11. Ontem converteram 16.
Os undrafted Gabe Vincent (8/12), Duncan Robinson (4/5) e Max Strus (4/10) somaram 16/27 em lançamentos de campo e isso muda por completo a cara destes Miami Heat.