🏀 Adeptos e imprensa "exigem" Neemias Queta na rotação dos Celtics
O treinador Joe Mazzulla e o colega de equipa Al Horford elogiaram prestação do poste luso, e a sua ascensão na hierarquia dos postes é pedida por todos os que acompanham os "verdes".
Se gosta dos nossos conteúdos, apoie o projecto Borracha Laranja! Para além das publicações gratuitas, temos conteúdos premium para assinantes pagos:
🎧 Rubrica áudio (reports sobre Neemias Queta e reações a notícias da NBA)
📼 Análise vídeo (breakdown de set-plays e jogadores/equipas da liga)
❓ Participação em Q&As exclusivos para assinantes
☘️ Quetalândia: Pré-temporada de Neemias deixa adeptos e media com água na boca
Neemias Queta tornou-se numa das narrativas da pré-temporada dos Boston Celtics. Enquanto os órgãos de comunicação nacionais questionam se o técnico Joe Mazzulla vai jogar com um ou dois bigs no cinco inicial e discutem se é Derrick White ou Al Horford que vai ser relegado para o banco de suplentes dos “verdes”, os media locais debatem a rotação e uma das questões mais levantadas nos últimos dias é se o português ultrapassou Luke Kornet na hierarquia.
De facto, as boas exibições de Neemias nos três jogos de preparação e a não utilização de Kornet na última partida serviram para alimentar essa discussão. As médias de 9.7 pontos e 4.7 ressaltos em pouco mais de 13 minutos, para além de ser o Celtic com o melhor box plus/minus e o jogador da NBA com melhor eficácia e mais elevada percentagem de ressaltos ofensivos conquistados na pré-época, deixaram beat writers e adeptos da equipa de Boston a salivar.
Neemias não impressionou apenas quem viu de fora, mas também os elementos de dentro da organização. No regresso a Boston, depois do último jogo de pré-época em Charlotte, Joe Mazzulla sublinhou a rapidez com que o português tem assimilado o sistema defensivo dos Celtics, enquanto Al Horford destacou a naturalidade com que o jogo vem ter com o gigante do Vale da Amoreira.
Numa visita a uma escola, integrada nas acções que os Celtics fazem junto da comunidade, Neemias fez um balanço da pré-temporada, falou da química que tem desenvolvido com o base Payton Pritchard e disse sentir-se abençoado por todo o apoio que tem sentido dos portugueses, de forma continuada, desde que chegou à NBA.
Depois das prestações unanimemente elogiadas de Neemias, os Boston Celtics dispensaram o poste Wenyen Gabriel, que não tinha contrato garantido e foi pouco utilizado na fase de preparação, e contrataram o extremo/poste Nathan Knight, embora com um contrato two-way, precisamente o mesmo tipo de vínculo do poste luso.
Com a época da G League a mais de duas semanas do seu início, Neemias deve manter-se com a equipa principal dos Celtics, que se estreiam na época 2023-24 da NBA na madrugada de quarta para quinta-feira, frente aos New York Knicks, no Madison Square Garden.
🇵🇹 Estreia oficial de Rúben Prey pelo Joventut Badalona
Aos 18 anos, oito meses e dois dias, Rúben Prey estreou-se pela equipa principal do Joventut Badalona e logo nas competições europeias.
O internacional português Sub20 jogou os últimos 23 segundos da vitória do emblema espanhol sobre os lituanos do Wolves, no prolongamento, em jogo da 3.ª jornada do grupo A da fase regular da EuroCup.
📚 Mesa de cabeceira
O Diogo Santos criou mais uma das suas famosas playlists dedicadas à NBA. Desta vez, 33 músicas para assinalar o arranque da temporada 2023-24: uma para cada equipa da liga, uma para as futuras (?) equipas de expansão em Las Vegas e Seattle, e uma para o “nosso” Neemias Queta.
Outras sugestões:
📼 Was a 6th man the MVP of a dynasty? - Thinking Basketball
📝 'Then the alligators got him': Inside Ja Morant's 18-month downfall - Baxter Holmes e Tim MacMahon (ESPN)
📝 Jamal Murray On Playing As Part Of The NBA’s Favorite Duo, And The Nuggets Trying To Repeat -
(UPROXX)📼 Chet Holmgren Could be Better Than We Thought... - Hoop Hierarchy
📝 ‘An exciting next few years’: will Hawk-Eye spark an NBA data revolution? - Ben Dowsett (The Guardian)
📝 Shams Charania tweeted his way to the top of the NBA reporting world. He might be the future of sports journalism. - Reeves Wiedeman (NY Mag)
🧮 Sopa de números
Dois anos em Las Vegas, dois títulos para Becky Hammon.
📱 Post da semana
Uma bandeira portuguesa no ecrã gigante do TD Garden, em Boston.
📸 Bate-chapas
Extraterrestre.
🗓️ Marcado na pedra
28 de outubro de 2009 | Wardell Stephen Curry II fez a sua estreia oficial na NBA, numa derrota dos Golden State Warriors frente aos Houston Rockets por 108-107.
☕ Conversa de café
Edição especial com episódio duplo do podcast Bola ao Ar, para fazer a antevisão da época 2023-24, no formato de um draft das equipas da NBA, apostas para os prémios individuais e previsões ousadas.