🏀 Frase enigmática de Joe Mazzulla sobre Neemias Queta
Treinador dos Boston Celtics elogiou o poste, em declarações à imprensa lusa, e terminou com uma frase susceptível de diferentes leituras.
Apoie o projecto Borracha Laranja! 🏀 Para além da newsletter semanal e das publicações gratuitas, temos conteúdos premium, como a rubrica Queta Report, a secção de Análise vídeo, Q&As mensais e salas de chat exclusivas.
Se não quiser fazer o upgrade para uma subscrição mensal/anual, mas pretende apoiar o projecto com um donativo único, pode fazê-lo em Buy me a coffee.
🎙️ Bola ao Ar ao vivo em Lisboa
Um dos podcasts de desporto mais ouvidos em Portugal vai ter finalmente a sua primeira edição ao vivo, no dia 15 de abril, em Lisboa. Os bilhetes são limitados à lotação da Boutique da Cultura.
☘️ Quetalândia: Três jogos por jogar e uma frase para decifrar
Com apenas 11 jogos por disputar na fase regular, os Boston Celtics (57v-14d) já têm uma vantagem confortável sobre os mais directos perseguidores. A equipa com o segundo melhor registo de toda a liga são os campeões Denver Nuggets (50v-21d), a sete jogos de distância do conjunto do português Neemias Queta.
O internacional luso tem estado activo em algumas partidas e, esta semana, brilhou nos 168 segundos em que esteve em campo durante a vitória fácil dos Celtics em Detroit. Depois disso, voltou ao banco em Chicago, mas não foi utilizado no 47.º dos 50 jogos permitidos pelo seu contrato two-way.
O treinador Joe Mazzulla só poderá utilizar Neemias em três dos 11 encontros que restam aos Celtics, a não ser que o contrato seja convertido para standard. E uma frase do técnico, questionado por elementos da imprensa portuguesa que estiveram em Boston nos últimos dias, deixa muito em que pensar, em especial as últimas seis palavras.
There was a whole stretch during the season where he was playing significant minutes and he won games for us. (…) He brings it every day and has his level of patience, and understands that his time is going to come.
Em entrevista ao jornal A Bola, que enviou o jornalista Miguel Candeias a Boston, Neemias sublinhou o reconhecimento dos adeptos, dos colegas, da equipa técnica e de todos os elementos da organização.
Foram sempre honestos comigo e deram-me muita confiança desde que cá cheguei. Tenho feito o meu trabalho desde então e não tenho dúvidas de que continuam a acreditar no meu potencial.
O que tenho feito é trabalhado para jogar todas as vezes que o meu nome seja chamado e não é por não atuar nos playoffs que tenho menos valor ou não continue a trabalhar para isso. Tenho os pés bem assentes na terra.
Entretanto, os Maine Celtics, equipa afiliada aos Boston Celtics que actua na G League, carimbaram o passaporte para os playoffs da liga de desenvolvimento da NBA, graças ao segundo melhor registo da conferência Este (19v-12d).
🇵🇹 Três portugueses seguem em frente na March Madness
Sortes diferentes para os portugueses no torneio da NCAA. Inês Vieira, Inês Bettencourt e Stanley Borden somaram triunfos, enquanto Filipa Barros ficou pela primeira ronda da March Madness.
Utah, de Inês Vieira, bateu South Dakota State (68-54) e avançou para a Round of 32. A base lusa foi a jogadora mais utilizada (36 minutos) e somou 6 pontos, 2 ressaltos e 5 assistências. Já a universidade de UConn, de Inês Bettencourt, venceu Jackson State (86-64) com a açoriana a jogar os últimos três minutos da partida.
Ainda no torneio feminino, Filipa Barros viu a sua época chegar ao fim na primeira ronda da March Madness, com a derrota de California Baptist frente a UCLA (55-84). Lesionada, a base não pôde dar o seu contributo à equipa e mostrar-se a um espectador especial: Russell Westbrook.
No masculino, a universidade de Duke, de Stanley Borden, já está no Sweet 16 depois de superar Vermont (64-47) e James Madison (93-55).
⭐ Rúben Prey titular no dérbi catalão
O português Rúben Prey foi titular e jogou 21’22” minutos no dérbi da Catalunha, este domingo, que terminou com a derrota do Joventut Badalona frente ao Barcelona por 75-93, na liga ACB, em Espanha.
Perante um recorde de 12.193 espectadores - o anterior máximo do Olímpic era de 12.166 pessoas, na época 2021-22 -, o poste de 19 anos e 2,08 metros somou 2 pontos, 9 ressaltos, uma assistência e um desarme de lançamento.
Outros destaques entre os portugueses pela Europa:
Exibição all-around de Travante Williams na vitória do Manresa sobre o Girona, por 84-83, na liga ACB, em Espanha: 11 pontos (2/5 2P, 1/3 3P, 4/5 FT), 3 ressaltos, 3 assistências, 3 roubos de bola e um desarme de lançamento.
Mais um grande jogo de Ana Carolina Rodrigues, apesar da derrota do Namur frente ao Spirou por 72-76, na Bélgica: 31 pontos (9/16 2P, 3/5 3P, 4/6 FT), 6 ressaltos, 2 assistências e 3 roubos de bola;
Laura Ferreira foi decisiva no triunfo do Montbrison sobre o Champagne por 63-58, na 21.ª jornada da LF2, em França, com 24 pontos (4/8 2P, 3/7 3P, 7/7 FT), 8 ressaltos e 6 assistências, e +25 de valorização (máximo da partida).
👌 Triplo do canto | Ep. 10 - Celebração do basquetebol no Minho
Nesta edição da rubrica áudio exclusiva para a newsletter do Borracha Laranja sobre basquetebol português, José Pedro Barbosa recorda a Final Four da Taça de Portugal, os emparelhamentos dos playoffs da Liga Betclic Feminina e a subida ao escalão máximo de um emblema histórico.
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
📥 Why You Shouldn't Watch March Madness ... and 11 Reasons You Should -
📥 Spurs Playbook: The Importance of Experience, Chemistry, and Personnel -
📥 Ricky Rubio is back in EuroLeague. How much has it changed? -
📝 Why NBA players couldn’t be more wrong about the Knicks’ Tom Thibodeau - Sam Amick (The Athletic)
📝 Victor Wembanyama’s DPOY Case and the NBA’s Most and Least Consistent Stars - Zach Kram (The Ringer)
📝 How the keeper play became a weapon for modern big men - Joe Wolfond (The Score)
📼 How to cheat gravity in basketball - Ben Taylor (Thinking Basketball)
📼 Gregg Popovich’s "Misdirection" - Coaches Corner (NBA.com)
📼 Is Herb Jones the best non-big defender in the NBA? - Alex Hoops
🧮 Sopa de números
Surreal.
📱 Post da semana
Até o João Neves sabe que “ball is life”.
📸 Bate-chapas
Afundanço do ano.
🗓️ Marcado na pedra
29 de março de 1962 | Elgin Baylor (45) e Jerry West (41), dos Los Angeles Lakers, tornaram-se nos primeiros colegas de equipa a marcar 40 ou mais pontos num jogo de playoffs, na derrota Lakers frente a Detroit, por 118-117, em jogo das Finais da Divisão Oeste.
☕ Conversa de café
No mais recente episódio do podcast Bola ao Ar, a luta pelo primeiro lugar no Oeste e o futuro dos Houston Rockets.
Na primeira edição da semana, o incrível cesto de Kyrie Irving frente aos Denver Nuggets e os recordes de Victor Wembanyama.
Thanks for recommending my post! Means the world to me to have extra eyes on my work!
Eu não yeria contratado Tillman. Não serve. Continuo a achar que não é nem um 4 nem um 5. Não gosto de 4,5s. Nem é um jogador bom a jogar fe frente para o cesto, faltar-lhe-á técnica e não tem % de lançamento, e não tem altura para ser poste na NBA. 203cm!? calçado!? Nem em Portugal se contrata um poste de 203cm se se quer ganhar a Liga. Mas eu também sou daqueles que com o orçamento de Benfica, Porto e Sporting não se compreende como se pode montar uma equipa para ser campeão sem um base de >190cm que jogue a nivel do aro.