🏀 Contagem decrescente para a estreia de Neemias Queta
Pré-temporada dos Boston Celtics arranca este domingo e o português pode somar os primeiros minutos com o equipamento dos "verdes".
Se gosta dos nossos conteúdos, apoie o projecto Borracha Laranja! Para além das publicações gratuitas e do acesso às Notes e ao Chat, temos conteúdos premium para assinantes pagos:
🎧 Rubrica áudio (reports sobre Neemias Queta e reações a notícias da NBA)
📼 Análise vídeo (breakdown de set-plays e jogadores/equipas da liga)
❓ Q&As exclusivos para assinantes
☘️ Quetalândia: Pré-temporada de Neemias começa este domingo
A época 2023-24 da NBA aproxima-se a passos largos - a Opening Night dos Boston Celtics é a 25 de outubro - e Neemias Queta terá a primeira oportunidade de se estrear como jogador dos “verdes” este domingo, dia 8.
Os Celtics recebem os Philadelphia 76ers e o poste Joel Embiid, atual MVP da liga norte-americana e futuro membro da Team USA, na primeira de cinco partidas de preparação para a nova temporada.
Será a estreia de Neemias a jogar de verde, mas não a primeira vez que o internacional português de 24 anos veste o equipamento dos Celtics. Isso aconteceu na última semana, durante o Media Day.
Neemias não foi indicado para falar à imprensa local, mas tirou as habituais fotografias e, mais tarde, partilhou com o Borracha Laranja quais são as primeiras impressões das semanas de treinos no Auerbach Center.
Para já, o poste de 2,13 metros está concentrado em mostrar à equipa técnica liderada por Joe Mazzulla que pode contar com ele. Esta semana, foi visto pelos beat writers dos Celtics a trabalhar o ressalto e o segundo lançamento, com um treinador adjunto, já depois de terminar o treino de conjunto. O vídeo em baixo foi publicado na rede social 𝕏 pelo jornalista Jack Simone.
Na imprensa, mais dois destaques nos últimos dias.
Por cá, o jornalista Francisco Paulo Carvalho falou com luso-descendentes que vivem na zona de Boston e assinou um artigo no Zerozero que inclui dicas, à atenção de Neemias, sobre os melhores sítios para encontrar pastéis de nata, bifanas, bacalhau, queijo da Serra da Estrela e vinhos portugueses. Nos EUA, fez furor a entrevista de Joe Mazzula, treinador do poste luso, ao antigo jogador e agora podcaster J.J. Redick.
E, para algo completamente diferente, foi divulgada nas últimas horas a primeira imagem de Neemias no videojogo NBA2K24. As parecenças são in-crí-veis.
🇵🇹 A história improvável de Travante Williams
O internacional português Travante Williams foi o convidado do podcast “What’s in your bag?”, de Andrew Robinson, e contou o seu trajecto desde o Alaska até ao Manresa, da Liga ACB, com passagem de vários anos por Portugal.
Desde trabalhar numa hamburgueria para pagar os estudos até ser adversário dos ex-NBA Jabari Parker e Jahlil Okafor no principal campeonato da Europa, a história de Toni Toni merece ser ouvida.
⭐ Diogo Brito e Raquel Laneiro com a mão a ferver
Dois internacionais portugueses que jogam no estrangeiro começaram da melhor forma a época 2023-24.
O extremo Diogo Brito saiu do banco e foi o MVP do Lleida na 1.ª jornada da LEB Oro, em Espanha, ao assinar um duplo-duplo (15 pontos, 10 ressaltos, 2 assistências, 3 roubos de bola) frente ao Gipuzkoa.
Por sua vez, Raquel Laneiro fez dois jogos extraordinários pelo Fjölnir, a nova equipa da base na Islândia. Primeiro, um triplo-duplo (25 pontos, 11 ressaltos, 11 assistências) diante do Grindavík. Depois, um jogão de 35 pontos, 8 assistências e 4 roubos de bola no triunfo sobre o Þór.
📚 Mesa de cabeceira
Outras sugestões:
📥 Ok, Bloomers -
📥 MrBeast's Charlotte Hornets Deal Continues Trend Of Creator-Led Partnerships In Sports -
📝 NBA preview 2023-24: Stats-based win projections for all 30 teams - Kevin Pelton (ESPN)
📝 NBA training camp 2023: Roster battles, extensions and storylines - Bobby Marks (ESPN)
📝 The 5 most intriguing NBA players this season - Zach Lowe (ESPN)
📝 The NBA’s Superstar Empowerment Era Proves It Has Its Limits - Howard Beck (The Ringer)
📱 Post(s) da semana
A WNBA está a chegar à Bay Area…
… e Jimmy “Emo” Butler chegou à NBA.
🗓️ Marcado na pedra
12 de outubro de 1999 | Wilt Chamberlain faleceu na sua casa, na Califórnia, aos 63 anos. Treze vezes All-Star, membro do Hall of Fame e detentor de vários recordes, Chamberlain chegou à NBA em 1959, vindo da Universidade de Kansas, após uma passagem de um ano pelos Harlem Globetrotters. Na sua primeira temporada com os Philadelphia Warriors, Wilt somou médias de 37.6 pontos e 27.0 ressaltos, e acabaria por conquistar os prémios de Rookie of the Year e MVP.
☕ Conversa de café
No mais recente episódio do podcast Bola ao Ar, o primeiro cheirinho a NBA, em Abu Dhabi, e a notícia que dá conta que Joel Embiid quer jogar pelos EUA nos Jogos Olímpicos 2024.
Na primeira edição da semana, o bombástico Media Day da NBA e o que a chegada de Jrue Holiday a Boston pode significar para o nosso Neemias Queta.