🏀 A coroação de LeBron James
Em semana marcada por trocas que envolveram 28 equipas na «trade deadline» da NBA, fica na história a subida de "King" James ao trono dos melhores marcadores de sempre da liga norte-americana.
🚨 Como as nossas newsletters são muito longas para as caixas de e-mail, é recomendável abrir num navegador (clique no título) ou na app da Substack, disponível para iOS e Android.
🖋️ Fomos todos testemunhas
A excelência individual, essa, teima em não desaparecer, e enquanto não cumpre o sonho de partilhar um court de NBA com o filho, escalou o pico mais alto de uma montanha sagrada, o Santo Graal que, sem querer, conquistou.
Kobe Bryant, Michael Jordan, Jerry West, Tim Duncan, Dirk Nowitzki, Kevin Durant, Steph Curry, Bill Russell, Kareem Abdul-Jabbar. E, como estes, também todos nós fomos testemunhas de uma carreira que teve, esta semana, um marco histórico. O Lucas Niven, autointitulado “Kobe guy”, escreve sobre a subida de LeBron James ao trono dos melhores marcadores da história da NBA.
👑 Quetalândia: Neemias Queta no jogo All-Star da G League
O português Neemias Queta foi anunciado como participante no jogo All-Star da G League. Depois de ter ficado de fora das escolhas do público, que podia eleger 10 dos 24 atletas, o poste de 2,13 metros viu o seu trabalho reconhecido ao ser apontado como um dos melhores jogadores da liga de desenvolvimento da NBA. Neemias marcará presença no Next Up Game, em Salt Lake City, no mesmo dia do All-Star da liga principal, e vai jogar ao lado de outras “estrelas” da prova como Scoot Henderson, Luka Garza, Scotty Pippen Jr. e o brasileiro Gui Santos.
Num artigo assinado por Jonathan Wasserman para o Bleacher Report, o poste português foi identificado como um dos jogadores mais promissores da G League e elogiado pela evolução do meio campo ofensivo.
Known for rim protection out of Utah State, Sacramento Kings prospect Neemias Queta has looked like an NBA-caliber center for his offensive effectiveness.
He's still producing mostly inside the paint, but opponents have had difficulty containing his 7'0", 248-pound frame and 7'4" wingspan on rolls and offensive rebounds. The Santa Cruz Warriors were one of those opponents, as they gave up 38 points to the 23-year-old in November.
He has also developed into a legitimate post option thanks to improved footwork and soft touch.
But defense is still the biggest selling point for Queta, whose strength and length are built for an anchor role.
Dentro de campo, o gigante do Vale da Amoreira teve quatro partidas na última semana (duas vitórias e duas derrotas), com destaque para a mais recente, em que registou 26 pontos e 8 ressaltos frente aos Grand Rapids Gold, treinados por Andre Miller, antigo base da NBA. Mas os highlights foram uma constante em todos os jogos e os Stockton Kings mantêm a liderança isolada da conferência Oeste da G League.
Entretanto, a SportTV Portugal anunciou que vai transmitir o jogo All-Star da G League, durante o fim-de-semana das “estrelas” da NBA.
Próximos jogos de Neemias Queta & links YouTube
12 fevereiro, 19h00: Iowa Wolves vs. Stockton Kings
13 fevereiro, 18h00: Iowa Wolves vs. Stockton Kings
19 fevereiro, 20h00: G League Next Up Game (SPORT.TV)
23/24 fevereiro, 03h00: Stockton Kings vs. Ontario Clippers (ESPN+)
28 fevereiro, 19h00: Stockton Kings vs. Cleveland Charge
🇵🇹 Exibição de carreira de Maria João Bettencourt
Num jogo absolutamente decisivo para a Seleção Nacional, a extremo Maria João Bettencourt assinou umas das mais brilhantes páginas do basquetebol feminino em Portugal. A atleta de 31 anos que atua nas espanholas do Jairis, da Liga Endesa, liderou a equipa das quinas a um triunfo sobre a Grécia por 66-60, que mantém viva a esperança do conjunto orientado por Ricardo Vasconcelos de se qualificar para um inédito Campeonato da Europa.
O jogo do “tudo ou nada” está marcado para este domingo, dia 12 de fevereiro, às 16 horas. Portugal defronta a Grã-Bretanha, fora, numa partida com transmissão na FPBtv e que pode carimbar o passaporte para o EuroBasket 2023.
⭐ Rúben Prey no BWB 2023 a convite da NBA
Rúben Prey foi convidado pela NBA para participar no Basketball Without Borders Global Camp, agendado para o fim-de-semana All-Star da NBA, em Salt Lake City. O internacional português de 17 anos e 2,08 metros integra uma lista de 40 jovens talentos mundiais, oriundos de 27 países diferentes, que vão mostrar-se aos scouts das 30 equipas da liga entre 17 e 19 de fevereiro.
Os prospects convidados vão participar em várias atividades, incluindo testes antropométricos e atléticos, estações de desenvolvimento de skills, competições de lançamento e técnica individual, e jogos 5x5 sob a orientação de jogadores da NBA presentes no All-Star 2023.
Para o último dia está previsto um torneio, seguido de uma cerimónia para entregar os prémios de MVP, Sportsmanship Award, Defensive MVP e Three-Point Champion. Todos os participantes terão, ainda, a oportunidade de assistir ao jogo All-Star da NBA, na Vivint Arena.
Entre antigos participantes do BWB estão nomes como os de Deandre Ayton (Phoenix Suns; Bahamas), RJ Barrett (New York Knicks; Canadá), Josh Giddey (Oklahoma City Thunder; Austrália), Shai Gilgeous-Alexander (Thunder; Canadá), Rui Hachimura (Los Angeles Lakers; Japão), Lauri Markkanen (Jazz; Finlândia), Bennedict Mathurin (Indiana Pacers; Canadá) e Jamal Murray (Denver Nuggets; Canadá).
Ainda antes de embarcar para os EUA, Prey está a participar no Adidas Next Generation Tournament, torneio internacional para equipas de Sub18 organizado pela EuroLeague, em Patras, na Grécia, e foi considerado um dos nomes a ter em conta nesta edição do ANGT.
Prey is very versatile and explosive with his size, allowing him to make an impact at both ends of the court. He can dribble the ball from the outside and is improving his finishing near the rim. Prey also is working on his three-point shot.
No primeiro dia de competição, o poste luso explodiu para uma das exibições mais impressionantes da prova, que incluiu 8 pontos, 20 ressaltos e 7 desarmes de lançamento.
Para conhecer mais sobre este prodígio do basquetebol português, é possível revisitar a entrevista que fizemos ao Rúben Prey no verão passado, para a FPBtv, em que ele fala da atenção mediática que tem recebido e do sonho de jogar na NBA. No canal de YouTube do Borracha Laranja está, ainda, um vídeo de análise e notas de scouting sobre o Rúben, da autoria do Nuno Soares e do António Dias.
💎 Diogo Seixas vai jogar em San Jose State
Diogo Seixas, base/extremo internacional português Sub20, foi recrutado pela universidade de San Jose State, da Division I da NCAA.
O filho do ex-jogador e atual treinador Carlos Seixas está a terminar o liceu nos EUA, na 212° Sports Academy da Flórida, recebeu propostas de bolsas de cerca de 30 universidades e decidiu comprometer-se com os San Jose Spartans, da Califórnia, que atuam na conferência Mountain West, da qual também fazem parte os Utah State Aggies, por onde passaram Neemias Queta e Diogo Brito.
🪣 Clara Silva e Diogo Brito brilham em Espanha
Aos 16 anos, Clara Silva foi a MVP da 17.ª jornada da LF2, o terceiro escalão sénior em Espanha. A poste de 1,98 metros que brilhou no Campeonato da Europa de Sub16 em Matosinhos, no último verão, somou 26 pontos (9/14 2P, 8/13 LL), 8 ressaltos e uma assistência, em apenas 25 minutos de utilização, e ainda marcou o lance livre da vitória do Unicaja sobre o León por 81-80.
Destacada pelo site da Federação espanhola e pela revista GIGANTES, Clara Silva é uma das maiores promessas do basquetebol português.
La pívot portuguesa es uno de los proyectos más ilusionantes de la cantera femenina del Unicaja. A sus 16 años cumple su cuarta temporada en España y consigue su primer MVP en LF2. Clara Vieitas, un nombre que dará mucho que hablar.
Ainda em Espanha, o internacional sénior Diogo Brito esteve em bom plano no triunfo do Lleida sobre o Melilla, do também português Gonçalo Delgado, na LEB Oro.
📊 Guia completo do trade deadline da NBA
Os Nets estouraram definitivamente o plantel e enviaram Kevin Durant para Phoenix. Esta temporada, Durant é top-10 em pontos, lances livres tentados e percentagem de lances livres convertidos, percentagem de lançamentos de meia distância, desarmes de lançamento e pontos por posse em 1×1, bloqueio direto como portador da bola e no poste. Resumindo, é um belo currículo que leva os Suns ao favoritismo na liga.
O trade deadline da NBA incluiu trocas de 28 das 30 equipas, com cerca de 60 jogadores e mais de 50 escolhas de draft em trânsito nos últimos dias. O António Dias analisa os principais negócios e a nova paisagem da liga.
📚 Mesa de cabeceira
LeBron James, nas palavras de
.Outras sugestões:
📝 Breaking Down All The Ways Kevin Durant Makes The Suns Better - Jackson Frank (UPROXX)
📝 Examining Kyrie Irving's basketball fit with the Dallas Mavericks - Nekias Duncan (Basketball News)
📝 NBA Trade Deadline Winners and Losers - Keith Smith (Spotrac)
📝 Ranking Every NBA Trade Deadline Deal by Title Impact - Zach Kram (The Ringer)
📼 The NBA Bubble Just Won The Miami Heat A Game -
📼 The Greatest YMCA player in NBA history | Alperen Şengün - Ben Taylor (Thinking Basketball)
📝 The evolution of LeBron James - Dan Devine (Yahoo Sports)
📝 ‘Hit the Hook Shot … and Let’s Go Back to Business’ - Howard Beck (Sports Illustrated)
📝 LeBron, Kareem, and the Secrets to Greatness - Mirin Fader (The Ringer)
📼 Mike Breen On His Legendary Broadcast Career, Calling The LeBron Block, MJ vs. The Knicks and More - JJ Redick (Old Man and the Three)
🧮 Sopa de números
“Just a kid from Akron.”
📱 Tweet(s) da semana
A loucura da trade deadline em cinco tweets.
📸 Bate-chapas
O lamento de Klay Thompson.
🗓️ Marcado na pedra
14 de fevereiro de 2009 | O comissário David Stern anunciou que o troféu de MVP das Finais da NBA seria nomeado Bill Russell NBA Finals Most Valuable Player Award em homenagem a Russell.
☕ Conversa de café
Na edição desta semana do videocast NBA na SportTV, vencedores e derrotados do ‘trade deadline’ e o marco histórico de LeBron James.
No mais recente episódio do podcast Bola ao Ar, as últimas horas frenéticas da Trade Deadline, o feito incrível de LeBron James e a chamada de Neemias Queta para o All-Star Game da G League.
No primeiro episódio da semana, a troca que levou Kyrie Irving para Dallas e o que isso significa para Nets e Mavericks.